EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20141008

Abraveses

 

“Freguesia Oriental da Sé de Viseu
1ª anexa
Abraveses

Demora esta freguesia na margem direita do Pavia, a N. O. da cidade de Viseu, da qual dista 2 kilometros e é curato amovível com os mesmo vencimentos e nas mesmas condições das outras annexas.
Orago Nossa Senhora dos Prazeres.
Em 1834 a sua população era a seguinte:
- fogos 233. – habitantes 1:431, sendo 662 do sexo masculino e 769 do sexo feminino, segundo se lê na Memória de Berardo.
Em 1852 contava 335 fogos segundo se lê no Flaviense.
O censo de 1864 deu lhe 363 fogos e 1676 habitantes; o de 1878 deu-lhe 399 fogos e 1:790 habitantes – e hoje conta cerca 440 fogos e 1880 habitantes!...
É mais populosa do que muitas das nossas vila, e como todas as outras annexas, tem elementos de sobra para sustentar a sua autonomia.
- Pertence à freguezia Oriental e compreende as aldeias seguintes: - Abraveses, Paschoal, Moure, Moinhos do Pintor, S. Thiago, Esculca, Povoa, Santo Estevam, Aguieira, Carvalhal, e diferentes quintas, taes são as de Santo Estevam, de Bernardo de Andrade, a de Santa Amélia, do comendador Bernardino de Mattos, a de Francisco Pereira d´Almeida, a de Eduardo Pessanha e outras menos importantes. (…)
(…)É um dos mais interessantes miradouros dos arrabaldes de Viseu – é povoação antiquíssima, bem como as de Aguieira e Esculca (…)
(…) Banha esta freguesia a pequena ribeira de Mide. Passa entre as aldeias d’ Abraveses e de Paschoal; -desagua no Pavia - e move no inverno alguns moinhos de pão.
Produções dominantes: - milho, centeio, trigo, linho, vinho verde, criado em  parreiras e estacadas, legumes, fructa, azeite e castanhas.
Tambem abunda em madeira de pinho e em pedra de granito para toda a sorte de construcções.
Tem um outeiro ou monte bastante elevado: - o de Santa Lusia, - e 3 cabeços: - Aguieira, Esculca e Abraveses.
Ha no monte de Santa Lusia jazigos de manganez, simplesmente registados, e pedreiras inexgotaveis de magnifico seixo já britado para macdam.
Tem 3 cemitérios: - um em Abraveses, - outro no Carvalhal – e outro na Esculca. Não tem escola alguma, nem sequer de instrucção primaria elementar.
Em compensação tem muitas tecedeiras de linho e lã, pedreiros, carpinteiros, trolhas, ferreiros, sapateiros, taverneiros, alfaiates e um santeiro muito soffrivel, em S. Thiago. “(…)

In “PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO...” de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira. Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.

Não admira portanto que com este passado Abraveses tenha sido elevada à categoria de Vila em 24 de Julho de 1997 (Lei/87/97). A “Capital da Aldeias” passou então a ter, finalmente a categoria de Vila.