EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140920

Tão Amigos Foram e Agora...

Foto de arquivo, naturalmente

O Dr. Fernando Ruas deu o seu "apoio incondicional" público, embora por vezes ambíguo à candidatura do seu fiel e tolerante ex-presidente da Assembleia Municipal, Dr. Almeida Henriques. Esta imagem foi obtida em 21 de Julho de 2013, durante a "pré-campanha" para as eleições autárquicas de Setembro de 2013 [ver]. Valendo-se do seu cargo o candidato não perdia nenhuma ocasião para ser visto na companhia do ainda presidente, por tudo quanto era lugar. Até no futebol foram vistos juntos, depois de eleito nunca mais terá voltado ao Estádio do Fontelo.
Depois da tomada de posse o novo presidente e o seu assessor Dr. Jorge Sobrado e também coordenador do Gabinete de Imagem e Comunicação, gizaram uma estratégia baseada na febre de mudança. Mudar tudo mesmo que algumas vezes seja para pior, apenas com o objectivo de apoucar a gestão anterior. Assim sendo, foi sem surpresa que se confirmou o rumor da não presença do Dr. Fernando Ruas, na Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal do próximo dia 21 de Setembro, "Dia de São Mateus" e "Feriado Municipal" para receber os mais altos galardões do município, ironicamente por proposta do novo executivo,  em reconhecimento da sua acção durante 24 anos à frente dos destinos do concelho - a "Medalha de Ouro", atribuída pela câmara municipal e o "Viriato de Ouro", pela Assembleia Municipal [ler]. O agora eurodeputado fez questão de afirmar que não irá comparecer na cerimónia da entrega das distinções, nem tenciona mandar ninguém em sua representação. No mesmo dia irá reunir o Conselho Nacional do PSD, em Ansião (Leiria) e o Dr. Fernando Ruas, irá estar presente na sua qualidade de Presidente da Mesa do Congresso e por inerência Presidente do Conselho Nacional. Este será o primeiro conselho temático, os conselheiros e autarcas dos concelhos a Norte e Sul do distrito de Leiria, irão tratar de problemas exclusivamente regionais.
O ex-autarca Dr. Fernando Ruas saiu agastado da presidência do município e com razão porque a legislaçao que obrigou à sua saída, foi "feita de encomenda" tendo como alvo um grupo dos autarcas "dinosáurios" que se estava a perpetuar no poder. Considero a Lei boa mas deveria abranger todos os cargos políticos. Entretanto o ex-autarca em diversas ocasiões reiterou o seu direito a candidatar-se ao lugar agora "transitoriamente", ocupado pelo Dr. Almeida Henriques e recuperar o seu orgulho ferido, porque levou "um cartão vermelho" e uma "suspensão de 4 anos", sem justificação, via "Lei da Limitação dos Mandatos" [ler].