EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140922

Comunicação ou Propaganda?

Clique sobre a imagem para ampliar

Finalmente e com muitos anos de atraso irá ser possível pagar as "Facturas da água" na rede de caixas automáticas, nas estações dos correios e também em lojas, cafés e quiosques de jornais com terminais que prestam serviços de recebimentos para diversas empresas e ainda aderir à factura electrónica. Tomei conhecimento destas novidades através da Imprensa, das redes sociais e de blogues. Uma vez que era obrigatório avisar todos os clientes foi emitida um documento - "INFORMAÇÃO IMPORTANTE" que se pode classificar como "carta/circular", sem a indicação da data, como parece ser habitual na comunicação do município. Atenção Dr. Jorge Sobrado com este já é o terceiro caso de que tomo conhecimento directo, certamente haverá outros: o primeiro pertence à campanha de divulgação da nova "Marca Viseu (Melhor cidade para viver)", circular que acompanhou a distribuição dos "Óctógonos com a Marca Viseu", para indicar os períodos de abertura e encerramento de espaços comerciais; o segundo pertence à campanha, "Bem-vindo à corrida da emoção" e agora recebi um terceiro, emitido pelo Município de Viseu e Águas de Viseu, que parece ser propaganda eleitoral, pelas expressões utilizadas e por ser finalizado do seguinte modo - "Com amizade, Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu", uma maneira muito pouco ortodoxa de terminar uma informação comercial.
No primeiro caso o erro é difícil de aceitar porque o emissor do documento foi o Gabinete de Imagem e Comunicação de que é Coordenador. Como bem sabe uma circular não é um documento de menor importância, poderá não ser numerado ou não ter uma referência mas deverá, sempre ser datado.
Um pormenor que vou assinalar e aí poderá ter "andado do seu dedo", é o facto de tanto no primeiro, como no segundo caso, as senhoras aparecem em primeiro lugar: "Cara/o Comerciante" e "Cara/o Munícipe" e "Tenho o gosto de a/o informar". Os dois primeiros documentos, foram entregues em mão e não eram endereçados. Porém no último caso a informação foi remetida pelo correio e como negligenciaram o pormenor de alterar o programa informático de gestão e emissão de endereços, onde os homens continuam a aparecer antes das senhoras, o documento saiu defeituoso.