EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140918

A "Festa de S. Mateus"

Esta manhã deixei o meu automóvel estacionado na "Cava de Viriato", num dos lugares que foram destinados aos moradores da Rua do Picadeiro e fui a pé até à cidade (expressão que os habitante mais velhos da Ribeira costumam usar porque vivem fora da antiga muralha de Viseu). Andei lá por cima pelo Rossio e ao regressar fui apanhado na Rua Direita por uma forte bátega de água. Esperei que a chuva amainasse e desci até ao Campo de Viriato. Em boa hora resolvi atalhar pela Igreja de Nª Senhora da Conceição, porque ao passar em frente ao portão da nova Igreja de São José, reparei num pequeno cartaz que anunciava a tradicional, "Festa de São Mateus" que será presidida pelo Sr. Bispo, no dia 21 de Setembro de 2014 (Domingo) e dia do santo apóstolo e evangelista, às 11H30 na mesma igreja, com Missa seguida de Procissão. 

Clique sobre a imagem para ampliar e ler os avisos
.
Afinal o São Mateus não vai experimentar o funicular!
Quando encontrar o Sr. Padre Zé irei perguntar-lhe, penso que uma vez que não é "segredo de confissão" me irá responder, se souber, porque razão os folhetos de propaganda à "1ª Meia Maratona do Dão", avisam que as "(...) celebrações religiosas [em honra de São Mateus] terão lugar na Sé de Viseu na manhã do dia 21 de setembro (...). Não acho possível que se realizem duas cerimónias, tenho a convicção que a dupla de iconoclastas, desta vez não levou a melhor [ler].