EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20130629

Verão no "Lago da Cava de Viriato"




(...) "Encostado a este lanço ainda hoje se vê, do lado exterior, um fragmento dos antigos fossos. Denomina-se Poço da Cava, espécie de lago com 12m,60 de largura e 147 metros de comprimento, cuja agua não seca nem transborda, por ser mais alto o terreno circunvisinho. Apenas na estiagem tiram alguma agua para rega com uns engenhos muito simples, denominados picanços. Assim regam alguns chãos da quinta contígua que fui do fallecido negociante Castello Branco, cuja casa defronta nas traseiras com o lago e tem uma linda varanda quasi sobre elle." (...)

Pedro Augusto Ferreira, continuador de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, in "Portugal Antigo e Moderno, Diccionário", Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890