EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091213

Luzes, Tortulhos & Outros na Cava...

Há pouco fui visitar a Cava de Viriato e o Tó, um dos meus amigos, verificou que um dos guerreiros lusitanos que o escultor Mariano Benlliure representou descalços, tem os pés do tamanho dos seus. O meu amigo usa habitualmente o número 45...
Foi uma tarde de sorte porque junto aos gigantescos eucaliptos encontrámos 4 tortulhos que dividimos. Soube que o meu amigo os assou nas brasas apenas com um pouco de sal. Os meus na panela fizeram companhia a um punhado de sanchas, um pouco de vitela e algum esparguete. Ficaram deliciosos! Pena serem tão poucos.
Encorajados pelo feliz achado percorremos toda a fortaleza em busca de mais cogumelos comestíveis mas infelizmente, não os topámos.
Aproveitei para confirmar que os pontos de luz continuam desde o final da tarde do dia 7 de Dezembro (Segunda-feira) desligados. Nos 4 dias anteriores as lâmpadas estiveram ligadas sem interrupção a desperdiçar energia e agora o monumento voltou a ficar mergulhado na escuridão. Facto que confirmei no início da noite de ontem. O que terá acontecido?
Também se tornou evidente que a chuva abundante dos últimos dias arrastou, em vários locais, parte da terra colocada nos "buracos", entre a lajes de granito da "passadeira", este facto quase provocou a queda da namorada do meu amigo que se ia estatelando no chão. Está portanto na hora de rectificar o "enterramento" da descaracterizadora, perigosa e dispendiosa estrutura construída em betão e pedra, em má hora colocada sobre a muralha da velha fortaleza, antes que alguém se aleije!

P.S. - Bem sei que nunca se devem apanhar tortulhos fechados, mas...