EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20091101

A "Requalificada" Cava de Viriato


Ontem fui dar o meu habitual passeio pela Cava de Viriato e aproveitei para verificar o estado da relva que prometeram semear na terra que serviu para "fazer o enterramento" parcial da passadeira de granito que em muito má hora foi colocada sobre o passadiço da muralha e tapar os buracos entre os degraus das escadarias que substituíram as improvisadas rampas e as duas escadaria com degraus de granito que existiam antes da polémica "requalificação". Foram vários os trambolhões causados pela existência de buracos entre as lajes até que finalmente decidiram tapar os perigosos espaços com terra e depois semear erva. Apercebi-me que nalguns locais a relva já cresceu, noutros a vegetação espontânea invadiu a passadeira e noutros parece que ainda nada foi feito. Uma boa notícia foi a constatação que os abandonados terrenos agrícolas, junto do “Lago da Cava”, que foram invadidos por mimosas, silvas e denso matagal estão finalmente a ser desmatados. Espero que esteja para breve a limpeza da vergonhosa lixeira ainda existente no que resta do fosso que rodeava a fortificação e que nos meses de Inverno ou mais chuvosos ainda conserva água [ligação].