EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090920

Limpezas na Cava de Viriato





No decorrer desta semana procederam à limpeza da lajes da “passadeira” da Cava de Viriato, ao corte das plantas silvestres que entretanto cresceram à volta e entre as pedras que foram parcialmente enterradas, para evitar trambolhões aos visitantes [ligação], para mais tarde está prevista a sementeira de relva. A chuva que caiu na passada noite de Quinta para Sexta-feira ajudou melhorar o aspecto da calçada de granito e da muralha. Felizmente que desta vez o trabalho de corte e desbaste da vegetação foi feito de modo mais cuidado, embora ainda haja algumas zonas a precisar de intervenção. As imagens de hoje mostram uma haste metálica que irá servir de apoio a uma placa com a identificação e uma breve descrição do monumento. A câmara municipal já mandou colocar outros suportes do mesmo tipo noutros locais da cidade, alguns já exibem placas descritivas escritas em português, castelhano e inglês. Também foram levantadas diversas placas indicativas da localização de edifícios, monumentos e locais de maior interesse. As imagens mostram a que está junto da “mini-rotunda” do Viriato. Prometo em breve voltar a este assunto com maior desenvolvimento e fotos.
Estas inovações são sem dúvida de aplaudir mas lamenta-se que não tenham sido levadas a cabo na Primavera, antes do início do Verão que é sem dúvida a época de maior afluência de turistas. É triste constatar que estas iniciativas estejam a acontecer na proximidade de actos eleitorais, dá para pensar se não seria melhor fazer eleições todos os anos…

P.S. – A iluminação da malfadada “passadeira”, pontos de luz nas paredes e escadarias, na rampa/viaduto, luzes de marcação de dez-em-dez pedras e projectores no solo para iluminar as copas das árvores e obter efeitos cénicos, continua desligada.