EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20090430

Mário Matos - Alfaiate de Aquilino Ribeiro



Na Rua Formosa, antiga Rua Dª Maria Pia, em frente ao antigo mercado 2 de Maio e ao lado da Pastelaria Horta funcionou a Alfaiataria Académica onde Aquilino Ribeiro, sempre que vinha a Viseu, costumava encomendar um fato por medida ao seu amigo Mário Matos "Pirolito".
Mário Ferreira de Matos nasceu na freguesia de São Salvador em 1892 e aos dezassete anos, terminado o Liceu, viajou para Londres onde durante três anos aprendeu a arte e obteve o seu diploma em "Alta Alfaiataria" na Academia Minister's.
A alfaiataria serviu de local de encontro e mesmo tertúlia de figuras como o Capitão Almeida Moreira, Azeredo Perdigão, Moreira de Figueiredo e outros eruditos. A sua clientela era a gente mais distinta da cidade e Mário "Pirolito" deslocava-se com frequência a Lisboa, ao Porto e por vezes a Paris para satisfazer os seus selectos gostos.
Muitas vezes os empregados da pastelaria quando topavam um forasteiro com cara de patêgo que pedia um "pirolito" (uma bebida com gás em garrafa fechada com uma pequena esfera de vidro) mandavam o cliente entrar na porta do lado e pedir um pirolito...