EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20080706

Continuam as Obras na Cava de Viriato

Continuam as obras de “Recuperação e arranjo paisagístico da Cava de Viriato” a que tenho dedicado a minha atenção nas edições de Domingo. Desta vez as imagens mostram alguns aspectos das obras de limpeza de parte do fosso que defendia a muralha, um enorme octógono, nas faces viradas a Norte e Noroeste que depois de abandonado para usos agrícolas, lameiros onde se cultivava milho e se criava erva para o gado e por vezes pastavam ovelhas, cabras ou bois, estavam transformados numa grande e vergonhosa lixeira. Para ali era atirado lixo doméstico e uma variedade de objectos: desde pneus velhos, plásticos, vidro a electrodomésticos. Para situar mais facilmente o local direi que se localiza entre a Vila Batalha e a Rua dos Plátanos no exacto local onde a Rua dos Heróis Lusitanos sai do interior da Cava para seguir para a Póvoa de Abraveses. Talvez sejam construídos alguns passadiços na proximidade da Quinta do Capitão Gaspar para fazer a ligação da estrada ao cimo da muralha. Esta é mais uma suposição porque vi algumas marcas no terreno. A informação vinda da sociedade ViseuPolis continua, infelizmente, a ser muito escassa.