EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20070801

O Futuro Parque Linear do Rio Pavia

Este troço do futuro parque está compreendido entre a ponte da Avenida Emídio Navarro e a Ponte de Pau.
Na Rua da Ponte de Pau irá circular um elevador que subirá até à zona da Sé, depois de atravessar a Rua de Serpa Pinto e subir a Calçada de Viriato.
Na margem direita continuará a velha Central Eléctrica com a sua chaminé de tijolos vermelhos, na margem esquerda o velho matadouro dará lugar à nova sede do Orfeão de Viseu.
Do novo jardim de São Mateus salientam-se os inovadores canteiros de ferro e a utilização de muita pedra em vez de terra e do desejável verde.
O espelho de água será enorme e delimitado a nascente e poente, por dois muros de betão revestidos a granito. O projecto encolheu e dos 3 restaurantes sobre a água sobraram umas estruturas ligeiras e desmontáveis.
Não me parece existir a intenção de quebrar a placa de betão e ferro que esconde o leito do Rio Paiva. Será um grande erro pois o rio está transformado num caneiro e quem o disse foi conceituado arquitecto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles e já lá vão muitos anos…