EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20060915

Vizeu !? (Avenida da Bélgica)



Z & S

Ou a guerra do Alecrim e Mangerôna

Alecrim que, aliás, é
Mestre na especialidade,
Sustenta, não sei porquê,
Que o nome desta cidade
Se deve escrever com Z.

Mangerôna que parece
Saber, por egual, da poda,
Mostra ao contrário, interesse
Em fazer vingar a moda
De escrever Viseu – com S.

Questão de lana caprina
Que apaixonou , todavia,
Muita gente que imagina
Pescar da regedoria...
Sem perceber patavina...

Alecrim e Mangerôna
Discutem serenamente:
Mas se o raio da sanfôna
Desafina... fatalmente
Teremos grossa tapôna...

Porque alguns dos radicais
Já andam pregando ás massas
Que as questões gramaticais
São invenções dos talassas...
Embrulhando a coisa mais.

O que, em verdade, acho mau:
Pois, se intervém na questão,
Gente de faca e calhau...
Os Córvos da Reacção
Serão quem pagam o patau...

Enfim, parece iminente
Tormenta que bom seria
Conjurar rapidamente:
Decretando uma grafia
Imparcial, coherente.

Eu, se o Congresso Beirão
Quizer descalçar a bota,
Lembro-lhe esta solução.
A meu vêr tão patriota
Como cheia de rasão:
Voltar ao Vijeu com Jota,
Reatar a tradição...

S.M

Publicado no “Comércio de Viseu” nº 22, de Maio de 1921
S.M. - Pseudónimo de Hipólito Vasconcelos Maia