EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20081030

Patos-Reais nas Termas de S. Pedro do Sul

Nadam e também voam sobre águas do rio Vouga e fazem as delícias dos aquistas e outros visitantes estes bonitos patos-reais ( Anas platyrhynchos L.)

Termas de São Pedro do Sul



"A Magia das Águas" - de facto esta magia já é aqui conhecida e utilizada há milénios pois foram recolhidos testemunhos castrejos da utilização das águas termais. Foram os romanos, grandes apreciadores dos banhos quentes, que no primeiro século I da era cristã construíram um "Balneum" de que ainda podem ser apreciados vestígios.

Saiba mais sobre estas águas e sobre a bonita Região de Lafões - "Termas de São Pedro do Sul".

D. Afonso Henriques nas Terras de Lafões



D. Afonso Henriques concedeu o primeiro Foral à "Vila do Banho" (concelho), as actuais Termas de São Pedro do Sul, no ano de 1152. Em 1169 o nosso primeiro rei, depois do acidente e da fractura da perna direita que sofreu no ataque a Badajoz, veio procurar alívio às Caldas Lafonenses onde mandou construir uma pequena capela dedicada a São Martinho, ainda hoje aberta ao culto.
Por estes motivos o novo balneário inaugurado em 1987 recentemente ampliado e renovado usa a designação de "Balneário D. Afonso Henriques".
O agora também renovado e modernizado balneário mandado construir pela câmara municipal em 1884 e que veio substituir o velho Hospital Real das Caldas de Lafões, criado por D. Manuel I em 1500, tem a designação que lhe foi atribuída, por Decreto Real de 1895, de Balneário Rainha D. Amélia.

"D. Carlos - Um Rei Constitucional"


É o título da exposição a decorrer na "Casa das Artes" no Forum Viseu de 31 de Outubro a 6 de Novembro:

(...) "Organizada pela Real Associação de Viseu e que conta com o apoio do Forum Viseu, Fundação Mariana Seixas e da Comissão D. Carlos 100 Anos, que no seu plano de actividades tem vindo a desenvolver diversas acções culturais, em vários concelhos de Portugal ao longo de todo o ano de 2008. A inauguração da Exposição D. Carlos - Um Rei Constitucional, na Casa das Artes do Forum de Viseu, contempla ainda duas Conferências no seu Programa. No dia 31 de Outubro às 18H30, irá ter lugar a primeira Conferência intitulada "Rei Dom Duarte - Portugal e a Saudade", que tem como orador o poeta e crítico literário José de Valle Figueiredo - membro do Conselho Supremo e Delegado da Sociedade Sociedade Histórica da Independência de Portugal no Porto."(...)

P.S. - Apesar de republicano aceito as opções dos outros, desde que democratas, e para além do mais tendo em conta dois dos meus amigos e a minha mãe... Obtenha mais informações em "Pensar Real - Pensar Portugal"

Os Gansos nas Termas de S. Pedro do Sul



Nas Termas de São Pedro do Sul os gansos são mais numerosos que os patos-reais.
Sabia que os gansos são óptimos vigilantes pois adormecem apenas uma parte do cérebro, possuem um ouvido apurado, conhecem os donos, fazem imenso barulho e são capazes de morder e perseguir os intrusos. Uma boa opção para que tem uma vivenda e não aprecia os cães. Também pode aproveitar os ovos...mas cuidado que eles também não gostam de ver os seus ovos "roubados"!

Terrene - "Unwelcome"

20081028

Retrato do Viseense D. Afonso Henriques!


(...) "A tese do Dr. Almeida Fernandes é hoje subscrita ou aceite por alguns dos mais reputados historiadores e medievalistas portugueses - Prof. Doutor Bernardo Vasconcellos e Sousa (Professor catedrático da Universidade Noiva de Lisboa); Prof. Doutor Avelino de Jesus da Costa, já falecido (Professor Catedrático da Universidade de Coimbra); Prof.ª Maria Alegria Ferandes Marques (Professora da Univerisdade de Coimbra); Prof. Doutor José Mattoso (Professor Catedrático Jubilado da Universidade Nova de Lisboa); Prof. Doutor João Silva de Sousa (Professor Catedrático Jubilado da Universidade Nova de Lisboa) - só para citar alguns. Para infirmar esta tese do Dr. A. de Almeida Fernandes não se conhece nenhum testemunho académico."

P.S. - D. Afonso Henriques, retrato imaginário, saúda São Teotónio num painel de azulejos existente no Claustro da Sé de Viseu, pintado por Manuel da Silva (?), nas oficinas de Agostinho de Paiva, Coimbra, séc. XVIII. Este conjunto de azulejos foi retirado do interior da Sé no início do séc. XX.

Momentos de Descontracção no Escritório






OUTONO DA MINHA VIDA

As folhas caem
como desfalecidas.
O vento as leva
e outras nascem.
Nós partimos
e outros chegam.
Ainda estou vivendo;
o meu Outono!
O corpo dorido
e as folhas amarelecidas,
parecem Outono.
O meu Outono é Inverno:
frio, triste, doente.
Não há agasalho
que aqueça a minha tristeza,
nem um sol nascente,
que traga de volta a alegria.
Outono:
folhas caídas sem destino
que leva o vento.
Agarrado à esperança,
espero pela bonança,
para ser folha com destino …

José Manuel Brazão no "Cantinho da Poesia" da página da "Escola Secundária Emídio Navarro"- Viseu.

O Outono e a Publicidade Gratuita!


20081026

O Outono na Cava de Viriato

(...)"Não sabemos quando nem por quem foi feita a Cava – e muito provavelmente foi um dos Campos de César ou Castra Hiberna dos romanos, fundada por estes e não pelo antigos habitantes da Lusitania, pois era uma fortificação muito importante, muito luxuosa para aquelles tempos. Ella hoje apenas tem muros – grandes marachões – de terra, mas já teve portas, seteiras e revestimento parcial ou total de boa pedra. D’ali foi muita para o convento d’Orgens, em virtude do alvará de D. Affonso V, apontado supra, com data de 1460, mas ainda em 1630 a 1636 o dr. Botelho descrevendo-a dizia como testemunha ocular o seguinte: “A opinião de ser real de Nigidio fica bem refutada com a vista d’este edifício, que alem de ser huma cousa tão grande, e forte, neste mesmo muro de pedra (onde já entramos) que não foi feito ao acaso, nem para uma defesa momentanea…" (…) "Com o decorrer do tempo tem sofrido muito e já não é a sombra do que foi. Perdeu todo, absolutamente todo o seu revestimento de pedra; dos largos fossos que a circuitavam apenas resta um pequeno lanço; os seus muros são hoje apenas marachões de terra, mas ainda assim marachões grandiosos, imponentes, que despertam a atenção dos forasteiros, como já nos succedeu, quando nos abeirámos delles em 1862." (...)

José de Oliveira Berardo, citado e Pedro Augusto Ferreira in, PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira, Bacharel em Theologia pela Universidade de Coimbra, cavalleiro da ordem da Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa, socio effectivo da Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos Portugueses, socio fundador da Sociedade de Instrucção do Porto e abbade de Miragaya na mesma cidade.
Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.

Lusitano vs Ranhados - 5:1



O dérbi entre o Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos e o Futebol Clube de Ranhados, realizado esta tarde no Estádio dos Trambelos, um jogo do Campeonato da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viseu, terminou com uma vitória robusta dos "trambelos" por 5 a 1.
Os "Ultra Trambelos" a quem se aconselha alguma moderação estiveram presentes para incentivar a sua equipa do princípio ao fim do jogo.
Os azuis e brancos de Ranhados que começaram bem e a ameaçar a baliza de Vildemoinhos, mesmo depois de estarem a perder por 1:0 ainda conseguiram empatar mas a superioridade da equipa do Lusitano depressa se evidenciou e terminou numa goleada.
Nota especial para o brasileiro Diego, o jogador com o número 7 do Lusitano, um extremo que mostrou qualidades para poder jogar em escalões superiores e que poderá deixar o futebol distrital facilmente.

"Viseu Cemitério de Arquitectos"


A Cava de Viriato , agora com as "ratoeiras" escondidas pela relva alta, junto ao "lago" e Rua dos Heróis Lusitanos
(...)"O projecto total da Cava de Viriato, que é globalmente muito bom, foi elaborado pelo já referido Arquitecto Gonçalo Byrne, um arquitecto conhecido conhecido no país e no estrangeiro. Não se compreende, portanto, que o Arquitecto Gonçalo Byrne tenha projectado para o passeio superior da Cava de Viriato uma sucessão de lajes com intervalos enormes, que são uma autêntica ratoeira e que são um perigo para os adultos e para as crianças, que neles podem partir uma perna ou um pé. A não ser que tenha na família médicos ortopedistas"(...)

António Rocha no "Via Rápida"- Quinzenário regional de Viseu, Ano XIV, Número 373, de 16/10/2008

Voltando à Bola..." A Musa do Vasco"



O Brasileirão 2008 não está a correr da melhor maneira ao "Club de Regatas Vasco da Gama" - "O Vasco" que tal como a "Associação Portuguesa de Desportos"- " A Lusa" está em risco de descer de divisão.
Marcela Schittine, de 19 anos, foi eleita no "GloboEsporte" - "A Musa do Vasco no Brasileirão de 2008", é natural do Rio de Janeiro. E porque não, para esquecer os maus resultados futebolísticos, regalar os olhos com este vídeo?!

"Doxology" - Michael Langan



Michael Langan dirigiu este vídeo apreciem o seu humor

20081023

O Peixe das Cavalhadas de Vildemoinhos



Depois de ter recebido o 3º. Prémio para os carros alegóricos nas Cavalhadas de Vildemoinhos de 2008, este peixe esteve exposto na rotunda da Praça Engº. Engrácia Carrilho de onde foi levado para a Feira de São Mateus para junto do palco. Terminada a feira foi colocado no Parque Urbano da Radial de Santiago onde continua a brilhar e a atrair as atenções.
O meu último auto-retrato foi obtido fotografando alguns dos pequenos espelhos que são as escamas deste bonito e justamente premiado trabalho.

Na Represa da Ponte de Pau



Subindo o novo parque destinado à futura feira semanal, por enquanto apenas ao lazer e chegados à Ponte de Pau é possível ver imagens como esta que teimam em não desaparecer. São pneus, garrafas, plásticos, lixo diverso e o rio muito entupido. Para quando a prometida limpeza?
E já agora uma nota curiosa sobre este local bem guardado memória de todos aqueles que naquela represa “tomaram banho” e muitas vezes em “pilau”.
Aconteceu já lá vão algumas semanas e não queria acreditar no que os meus olhos viam...bem o tentei apanhar mas escapou! Era um lagostim do rio (Procambarus clarkii) que instalado sobre uma pequena pedra, vermelho, com grandes tenazes e olhos arregalados estava a gozar as delícias da pouca água corrente no rio Pavia. Foi uma enorme surpresa pela primeira vez vi um lagostim no rio Pavia, talvez alguma lontra já o tenha devorado e o resto da família que se cuide!
Estes crustáceos de água doce podem tornar-se verdadeiras pragas porque saídos da água devoram as culturas ribeirinhas.

"Driving This Road Untill Death Sets You Free"



É um vídeo com música dos "Zombie Zombie" e um magnífico trabalho de fotografia, direcção e manipulação dos bonecos GI Joe. Realizado por Simon Gesrel e Xavier Ehretsmann usando a técnica "Stopmotion" é uma homenagem ao clássico filme "A Coisa" de John Carpenter

“Au Coeur de la Rue” - Kenza Farah

20081021

"Laetiporus sulphureus" no Fontelo


Crescem junto das raízes dum carvalho secular e esta já é a terceira geração de "Laetiporus sulphureus" que por aqui passa. As imagens foram recolhidas no Fontelo, no passado fim de semana, e como é possível verificar alguns ainda estão em fase de crescimento e poderão facilmente atingir mais de 50 cms de diâmetro.
Clique para ver as fotos de anos anteriores e saber mais sobre estes verdadeiros gigantes das matas e florestas.

Auto-retrato do AJ


Mais um auto-retrato e desta vez com a sua máquina fotográfica

Ainda Há Amores Assim!




Este Carlos é um verdadeiro "torcedor" da "Portuguesa" ! Veja o vídeo para confirmar...

A nossa "Portuguesa" ou "Lusa", como preferirem, depois de ter vencido no último Domingo no Canindé o primeiro classificado o Grémio de Porto Alegrense fugiu, espera-se que em definitivo, dos "lugares de rebaixamento".

O Futebol dos Filósofos

20081019

"Arranjo e Recuperação" da Cava de Viriato

Desde o final do Verão que tenho prestado atenção à parte final da muralha da Cava de Viriato perto do local onde a Rua dos Heróis Lusitanos sai do interior da muralha para prosseguir ao seu trajecto em direcção à Póvoa de Abraveses. Nestas imagens, obtidas há duas semanas, é visível a escadaria que veio substituir uma rampa que permitia aceder com facilidade ao topo da fortaleza. A opção de construir as escadarias veio dificultar o acesso aos idosos e aos deficientes motores que também têm o direito de visitar a velha fortaleza, se assim o desejarem.
Já há muitos anos que um troço com o comprimento aproximado de duas dezenas de metros e de largura variável tinha desabado para o exterior. Acontece que a reparação foi feita de modo aligeirado e logo depois das primeiras chuvas do final do Verão começaram a aparecer sinais de instabilidade. Depois das últimas chuvas esses sinais foram sendo disfarçados com o crescimento da relva e talvez agora seja possível que o enraizamento das plantas evite o esboroar do muro.

"Nova Destruição" na Cava de Viriato?


Ainda há valentes que se atrevem...

(...) "Ocupando uma área de cerca de 30 hectares, a fortificação é um imenso octógono, “com muros de terra rodeados por um fosso, cujo diâmetro interior é de 640 metros”, tendo os muros uma largura, na base, da ordem dos 30 a 35 metros (MANTAS, 2003, p.40). Uma tal configuração, que não encontra qualquer semelhança a nível peninsular, parece ter melhor explicação nas “cidades-acampamentos” muçulmanas, de que o melhor exemplo conservado é a de Samarrã, no actual Iraque, local já intervencionado arqueologicamentee sede do poder califal abássida entre 836 e 892 (CATARINO, 2005, p.202). Hoje, tal como a podemos ver, a Cava foi sujeita a algumas modificações e muitas destruições, mas o perímetro é ainda integralmente reconhecível. Ao que tudo indica, ela possuía um relativamente complexo sistema de engenharia hidráulica, na medida em que o seu interior e os fossos em redor estavam ligados ao rio Pavia e à ribeira de Santiago e dentro do recinto existiam diversos poços e cisternas de armazenamento de água (IDEM, pp.201-202)." (...)

"Dot Matrix Revolution" - Super Brothers




Para que não pensem estou demasiado agarrado ao passado...aqui vai uma animação dos canadianos "Superbrothers" ao estilo da "pré história" da computação gráfica.

"Un Rayon de Soleil" - William Baldé

20081016

O "Mamarracho" Visto da Cava


Há poucos dias apanhei, na Cava de Viriato, estas imagens do enorme e feio mamarracho que continua a desfear a linha de céu da nossa cidade. Não haverá POLIS, QREN ou coisa que o valha...que ajude a deitar abaixo este monstro?

Uma Boa Campanhia!



Os gatos comem ervas para se purgarem, para expelirem as bolas de pêlo mas também procuram determinadas ervas quando estão doentes ou sentem carência de determinadas substâncias. Pode ajudar o seu gato se o escovar com regularidade de preferência uma vez por dia. Vai ver que o seu gato, ou gata, lhe agradecem!

“Suddenly” – Arash




Do álbum "Donya" um sucesso do último Verão do sueco Arash de origem persa. Visite a página oficial com ligação ao "MySpace Music"

O Verdadeiro Artista... da Bola!

20081014

" A Voz dos Deuses" e Viriato

Monumento a Viriato por Mariano Benlliure - 1940

(...) "Quase todos os chefes escolhiam primeiro as melhores peças e as mulheres mais jovens, o resto ficava para quem conseguisse deitar-lhe a mão e eram frequentes as rixas, não só entre guerreiros como até entre comandantes. Nada disto sucedia no acampamento de Viriato. Com uma autoridade absoluta e jamais contestada, ele distribuía os despojos segundo o valor demonstrado por cada homem e para si reservava somente alguma coisa de que tivesse necessidade: uma espada, um dardo, uma túnica – por vezes, mesmo, não queria nada. Quanto às mulheres, só deixava que tocassem nas escravas e não via com bons olhos que estas fossem maltratadas"(...)
(...)"a harmonia reinava sempre entre os mil cavaleiros, para quem Viriato era não só o comandante mas também o juiz, o protector e quase um deus. Homens maduros, endurecidos por anos de guerra, obedeciam-lhe sem pensar que ele poderia ser seu filho" (...)
"A Voz dos Deuses" de João Aguiar , 13ª edição (1992), Porto, Edições Asa (1ª ed., 1984)

Recordar O C.A.F. - O Académico de Viseu


Produzido e engarrafado em Penalva do Castelo para o Clube Académico de Futebol (1999)

"A penicilina cura os homens, mas é o vinho que os torna felizes."

Pinóquio - Aventuras de um boneco



No palco do Auditório Mirita Casimiro até ao dia 20 de Outubro com texto de Carlo Collodi, encenação/adaptação dramatúrgica de Vítor Correia para a "ÉFEMERO - Campanhia de Teatro de Aveiro".
Clique sobre a imagem para ver os contactos e horários

"Infidelity" - Madcon


20081012

A "Requalificação" da Cava de Viriato




Dentro em breve já poderão ser ligadas as lâmpadas que passarão a iluminar a Cava de Viriato e o seu novo acesso, o passadiço com passagem sobre a Rua do Picadeiro, com início na nova praça junto à rotunda do Coval onde irá funcionar uma cafetaria e as indispensáveis instalações sanitárias e que se pretende seja o acesso privilegiado para os futuros visitantes do monumento cujas origens continuam nebulosas.
As imagens foram recolhidas hoje, aproveitando uma fugidia nesga de Sol, e começam por mostrar um dos projectores embutidos nas estruturas metálicas que servem de anteparo ao passadiço e que ficam com o "acabamento" em enferrujado.
Como já referi em artigo anterior parece-me que o local irá continuar às escuras e inseguro pois a iluminação pretende sobretudo criar uma "ambiente", uma "cenografia". Talvez seja uma estratégia para afastar as visitas e assim evitar ter de vigiar convenientemente o local? Não se percebe porquê tanto “cuidado” nalguns aspectos da intervenção e a criação da descaracterizadora, cara e perigosa “calçada ou passadeira” de granito que também aparece nestas fotos e que neste caso pretende sinalizar parte do trajecto da muralha desaparecida.

A Cava de Viriato com Abraveses em Fundo


Cuidado, vizinho! Veja bem onde coloca os pés...

(...)"Abraveses demora em sitio alto, alegre, vistoso e muito saudavel;- é a séde da parochia e a povoação mais populosa e mais importante d´ella. Conta cerca de 200 fogos e de 850 habitantes,-ruas bem calcetadas e alguns edificios regulares, avultando entre elles a egreja matriz, muita vantajosa e alegremente situada em um espaçoso terreiro arborizado no ponto culminante da mesma povoação, dominando-a toda, bem como a cidade de Viseu, grande numero d'aldeias e um vastissimo horisonte limitado pelas serras do Caramilo e da Estrella."(...)

In "PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO..." de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira. Editado em Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.

P.S. - Abraveses é Vila e há muito que era conhecida com a "Capital das Aldeias" e mais tarde "Abraveses City", título mais que merecido já há séculos como acima se comprova.

Expotec Viseu '08



A "Expotec Viseu '08" irá decorrer no Pavilhão Multiusos de Viseu nos próximos dias 16 a 19 de Outubro 2008, com a participação de 50 empresas e instituições vão mostrar o que de melhor se faz na região de Viseu ao nível da investigação e das tecnologias. Esta é a segunda edição e é promovida pela AIRV, Escola Superior de Tecnologia de Viseu (ESTV) e pela Expovis - Promoção e Eventos, com o apoio da Câmara Municipal de Viseu.

"Fado Toninho" - Deolinda

"C'est Comme Ça” - Les Rita Mitsouko

20081009

As Despedidas do Verão



Estas "Despedidas do Verão" apanhei-as, há já alguns dias, na Cava de Viriato junto do "Lago da Cava" e acompanharam-me no regresso a casa para a alegrar mais um pouco.

Tesouro da Misericórdia de Viseu



Neste museu podem ser apreciados os bens e objectos de arte mais significativos e preciosos da Santa Casa da Misericórdia de Viseu. O espaço museológico ocupa a ala norte da Igreja da Misericórdia, desde o rés-do-chão à torre do templo setecentista, com a sua exuberante fachada barroca. O "Tesouro da Misericórdia" é o quarto museu na cidade, que dispõe do Museu Grão Vasco, da Casa Museu de Almeida Moreira e do Museu de Arte Sacra.

Visitas de: Terça-feira a Domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Encerrado: Segunda-feira, 25 de Dezembro, Ano Novo, Domingo de Páscoa e 1º de Maio

Pormenor da bandeira de procissão da Misericórdia de Viseu, pintura a óleo sobre tela do séc. XIX, do pintor viseense José de Almeida Furtado (o Pintor Gata 1778 - 1831).
Foto de José Alfredo

Aldrabas, Batentes e Portas de Viseu



Um dos dois puxadores em forma de cabeça de leão em portão de ferro junto da Falorca, Mundão.

Como anda aqui uma a sacanear-me...



Curta metragem do realizador brasileiro Denis Kamioka, mais conhecido como Cisma.

20081007

Serafim Lourenço Simões - "O Construtor"



“O habilidoso mas discreto oficial de pedreiro que ele fora até 1872, de súbito alcança a notoriedade e a fama, ao desmontar e repor, com êxito retumbante, os lanços das denominadas “Escadas Suspensas” do Seminário Diocesano (antiga Casa da Congregação do Oratório) que ameaçavam ruína eminente. Para a reparação dessas escadas – consideradas pelos entendidos “a obra arquitectónica mais notável de Viseu, depois da abóbadas de nós e abóbada do coro alto da Catedral” – haviam sido chamados “artista pedreiros e outros entendedores, e até homens de ciência denominados Engenheiros”.
Perante a dificuldade da obra, ninguém se atreveu com ela. Apenas Serafim Simões teria o arrojo e o discernimento necessários para resolver o difícil problema – e consegui-o. A partir de então, não teve mãos a medir.”
Alexandre Alves

Serafim Lourenço Simões (1839/1908) “O Construtor”
Colecção – “Visienses de Boa Memória”
Edição da AVIS , capa de Pedro Albuquerque, Viseu 2008

P.S. - Entre os volumes a publicar nesta nova colecção destaque para o volume "Afonso Henriques - O Pai da Pátria". D. Afonso Henriques é cada vez mais considerado como viseense pelo nascimento.

O Bispo de Viseu



Pedestal da estátua do Bispo de Viseu D. António Alves Martins erigido pelo Mestre Serafim Simões no ano da sua morte (1908). Por dificuldades várias a estátua da autoria de António Teixeira Lopes só foi colocada no seu lugar e inaugurada em 18 de Fevereiro de 1911 depois das peripécias que incluíram o "trambolhão" a "decapitação" da estátua às ordens do Mestre Arnaldo Malho. Essa história verídica fica para mais tarde.
Ao fundo o renovado edifício do Seminário onde poderá visitar as "Escadas Supensas" com os seus 57 degraus que muitos outros recusaram restaurar.

IV Jornadas Aquilinianas



As "IV Jornadas Aquilinianas" irão ocorrer no Solar do Vinho do Dão, nos próximos dias 10 e 11 de Outubro, numa organização do Centro de Estudos Aquilino Ribeiro (CEAR), com a colaboração especial da Comissão Vitivinícola Regional do Dão.
Estas jornadas serão dedicadas à Literatura Infantil e o dia 10 de Outubro, Sexta-feira, está guardado para as crianças pois o Solar do Vinho do Dão irá transformar-se na casa das histórias com quatro contadores, merendinhas e oficinas criativas.
No dia 11, Sábado, o programa será direccionado para os adultos, com diversas comunicações sobre Literatura Infantil e ainda uma homenagem a Aquilino Ribeiro e a Matilde Rosa Araújo. Matilde Rosa Araújo e o filho de Aquilino Ribeiro, o Engº. Aquilino Ribeiro Machado, estarão entre os presentes.

Publicidade Gratuita



Cuidado com as "bocas"...

20081005

Novo Comandante “Infantes de Viriato“



O Coronel Rui Moura é desde 30 de Setembro o novo comandante do Regimento de Infantaria nº 14. O Estandarte Nacional que simboliza o comando foi recebido das mãos do Major General Martins Ferreira comandante da Brigada de Intervenção.
Rui Moura considera-se "mais um soldado" e declarou que de entre as virtudes que deverão ornamentar um militar a que mais preza é a lealdade. Nascido em 1961, para além da carreira militar, já várias vezes louvada, é licenciado em Engenharia de Sistemas e Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa.
Fonte: "Diário de Viseu" de 2008/10/01

"O Regimento de Infantaria Nº 14, para além do rico historial de que é herdeiro, evoca toda uma época, anterior á formação da nacionalidade, que tão fortemente caracterizou o povo da região beirã onde esta guarnição militar está inserida. Esse povo beirão, talhado na mesma paisagem e feito da mesma têmpera dos Lusitanos de Viriato, tem sabido, ao longo da História de Portugal, não desmerecer da coragem e sagacidade, patentes nas acções da ardilosa guerrilha de Viriato contra os Romanos. “Infantes de Viriato“ é ainda a denominação histórica dada ao Regimento." (...)

Leia mais na página do "Exército Português - RI 14"

Continuam as Obras na Cava de Viriato

Continuam as obras e as quedas...
Faltam apenas colocar algumas dezenas de peças para completar as guardas do novo passadiço de acesso à Cava de Viriato.
A iluminação será embutida nas guardas metálicas com a colocação de pontos de luz de sete em sete peças e servirá para demarcar o caminho e não para iluminar devidamente a estrutura.
Depois de acabados os trabalhos de soldadura poderão avançar os electricistas para montar as linhas de fornecimento de energia, as armaduras e finalmente as lâmpadas.
Já é por demais evidente que a Cava de Viriato irá ficar com uma iluminação cénica, mais destinada a obter efeitos decorativos do que tornar o lugar seguro e incentivar a frequência nocturna pelos viseenses ou visitantes.
Dentro em breve será possível confirmar a opinião que deixo expressa e que se baseia num olhar atento sobre os pontos de luz já embutidos na “calçada” ou “passadeira” e os projectores enterrados no cimo da muralha com o objectivo de iluminar as copas das árvores.
Quanto às quedas na Cava de Viriato. Ontem quando fui recolher estas imagens encontrei um morador na vizinhança, um idoso e já antigo frequentador da Cava de Viriato que para os dar os seus passeios se ampara numa “canadiana”. O vizinho tropeçou na “passadeira” e caiu porque apesar dos meus avisos se aventurou a subir para a plataforma de granito. Como caminhava do outro lado não o consegui amparar. Felizmente foi uma queda, aparentemente, sem consequências até porque o vizinho já tem uma prótese numa anca. O perigo espreita tanto os mais velhos, como os mais novos se não houver precaução ao visitar o “recuperado” e “requalificado” Monumento Nacional.

"Punk Moda Funk" - Ornatos Violeta



Editora: Polygram, Letra: Manuel Cruz, Música: Ornatos Violeta

20081002

Balanço da Feira de São Mateus 2008

Uma falta de respeito por quem pisa o palco da feira, nos dias de entrada livre, é a passagem no vídeo gigante de publicidade enquanto duram os espectáculos. Uma situação que não é nova e que naturalmente nunca deveria acontecer.

24 Horas BTT



Numa organização dos "Biriattus - Clube Desportivo de Viseu" irão decorrer no Fontelo e na Quinta Agrária, num circuito de 9 Kms, nos dias 4 e 5 de Outubro 2008.
O início da prova será às 12hoo do dia 4 de Outubro.